O Centro de Excelência em Endometriose surgiu da evolução, maturidade e pioneirismo de profissionais médicos que se dedicam há mais de 15 anos à assistência de mulheres portadoras de endometriose. O sofrimento crônico presente na vida destas mulheres, associado à característica multifatorial da doença, à dificuldade na escolha do tratamento ideal e à sintomatologia diversa e exuberante levaram ao estabelecimento mundial de um novo conceito no tratamento da endometriose – a concepção de centros de excelência em endometriose.

Entende-se hoje, diante da complexidade de sintomas que variam desde a cólica menstrual intensa, dor na relação sexual, sintomas intestinais, até a infertilidade conjugal e depressão, e da multiplicidade de órgãos que podem ser afetados pela doença, que a endometriose deve ser tratada por equipe multidisciplinar altamente especializada nesta doença.

A equipe multidisciplinar deve contar com especialistas médicos como cirurgião ginecológico, urologista, proctologista, cirurgião geral (todos especializados em videolaparoscopia), radiologista/ultrassonografista especializado no diagnóstico da endometriose, especialista em reprodução humana assistida, patologista, imunologista, geneticista, especialista em dor e psiquiatra, além de psicólogo, fisioterapeuta e enfermeira.

Partindo deste princípio, e com o objetivo de prestar atendimento e acompanhamento de excelência para mulheres com endometriose, inauguramos o Centro de Excelência em Endometriose – primeiro do centro-oeste e um dos primeiros do Brasil.

Convidamos a fazer parte da equipe os melhores especialistas de cada área para oferecer a excelência no diagnóstico, tratamento e seguimento das nossas pacientes, diminuindo seu sofrimento e melhorando a qualidade de vida.

emkt_endometriose_15_04